Profissão Daytrader, por Andre Machado, o Ogro de Wall Street

Resumidamente eu sou trader técnico há 17 anos. Passei por muitos altos e baixos. Momentos de euforia e pânico. Momentos de glória e tb de derrotas. A maior derrota não foi nem quebrar. Foi engolir o orgulho e voltar a ser CLT. Para depois recomeçar tudo de novo.

Minha maior glória foi ficar milionário durante a crise de 2008, virar matéria na Revista Exame e ser convidado para ministrar aulas na B3, no Brasil e tb ao redor do mundo, da Índia à Londres, para traders institucionais, gestores e as maiores mesas proprietárias do mundo.

Dito isso, vamos ao que interessa!

Quem me conhece há algum tempo sabe da minha luta diária contra os traders de conta demo que giram insanamente e aleatoriamente em muitas das salas de trading mantidas por corretoras brasileiras. Absurdamente, hoje todos são certificados em Análise Técnica! E fazem exatamente o oposto do que a Análise Técnica preconiza! Pior! Dizem que AT não funciona no Daytrading! E, pasmem, com a “autoridade” que a grife da corretora lhes conferem, ganham milhões ensinando… Análise Técnica!

Diante de tanta incoerência (usando o melhor dos eufemismos), eu sempre bati sem dó nesses “profissionais”, tentando proteger ao máximo os milhares de incautos que destroem seu patrimônio diariamente seguindo esses traders. Muitas vezes é o patrimônio de toda uma vida! Às vezes de toda a família! E às vezes a família também é destruída e se desfaz com isso. Bem, obviamente isso nunca surtiu efeito, além de me render muitos inimigos e desafetos nesse nosso pequeno universo dos traders brasileiros.

Mas recentemente, após um ataque continuado de algumas entidades à profissão trader, resolvi ir por outra linha. Essa linha é responsabilizar os tais incautos a que me referi acima! Após anos alertando do risco do trading e tb do agressivo marketing digital prometendo vidas luxuosas, fortunas em poucos meses, o sucesso em um curso de final de semana, está mais do que óbvio que a culpa é do candidato à trader! É o milenar comportamento atávico do ser humano chamado ganância. Ou seja, não adianta terceirizar à culpa para os que exploram a ganância alheia!

Temos que mostrar a realidade desta profissão, uma profissão que exige muito estudo, comprometimento e paciência, este sim o ativo mais valioso e perecível de todos. Trata-se de uma profissão de alta performance como muitas outras! Ouso dizer que há outras que exigem muito mais talento, preparo e alta performance que esta! Mas estas outras não chamam tanto a atenção da mídia e de pesquisadores como o daytrading ultimamente!

Quantos advogados chegam à serem sócios de bancas milionárias, com clientes que pagam dezenas de milhões de reais para serem defendidos por eles no STF?!

Quantos médicos com especialização em cirurgia plástica chegam ao nível profissional (e financeiro) do mundialmente famoso Dr. Ivo Pitangui?!

Ou quantos arquitetos obtém a fama e o reconhecimento de Oscar Niemeyer?!

Reparem que estou evitando citar exemplos como Ayrton Senna, Lionel Messi, Usain Bolt, Tiger Woods, Roger Federer…

Mencionei profissões que são escolhidas por milhares de jovens todos os anos! E o daytrading é uma delas! Concordam que o filtro ou funil não é tão estreito assim?! Então, se você quer ser um trader, em primeiro lugar abaixe a bola e veja a profissão como qualquer outra!

Você não terá o sucesso que almeja da noite pro dia! Se tentar, só acelerará sua morte precoce no Mercado! E dará a razão aos que hoje demonizam essa profissão espetacular, pela liberdade que propicia, principalmente em estar sempre com sua família, seus filhos! Esta deveria ser sua principal motivação! Fica a dica!

Veja a palestra do Andre Machado, o Ogro de Wall Street, na Trader Experience Online, Maior Evento Online de Traders do Mundo.

Leia também
Siga-nos!
Instagram
YouTube
Telegram
SoundCloud
LinkedIn
Pinterest
Baixe nosso app e abra sua conta no Banco Digital dos Investidores, gratuitamente!

Leia também:

Menu